Entendemos que os segurados do INSS se sentem muito inseguros e não sabem por onde começar a busca por advogado previdenciário no Rio de Janeiro.
A oferta de advogados é muito grande e fica difícil saber como se certificar de quais desses profissionais têm boa procedência.
Um processo de aposentadoria envolve uma vida toda de trabalho, portanto requer uma atuação profissional de muito responsabilidade.
Desta forma, neste artigo irei te dar as principais dicas que precisa saber antes de contratar um advogado previdenciário.
O que faz um advogado previdenciário?
Muitas pessoas vêm ao escritório querendo saber qual advogado trata de causas do INSS. Ele é o advogado previdenciário.
O advogado previdenciário lida com causas da Previdência Social – INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social.
Eles devem ter sido aprovados na Ordem de Advogados do Brasil e estar com sua inscrição ativa e regularizada. Esta informação você encontra no site do CNA (Cadastro Nacional de Advogados):
Basta jogar o nome completo e você verá a situação. Esta informação é muito valiosa pois tem muito profissional que já não tem mais permissão de atuar como advogado mas continua prestando serviços sem que os clientes saibam.
Além disso, existem por aí muitos escritórios de consultoria jurídica que vendem serviços previdenciários porém não possuem advogados e são meros despachantes.
Portanto você deve tomar muito cuidado em contratar esse tipo de profissional pois ele não terá a experiência jurídica que tem um advogado e pode trazer muito prejuízo para sua aposentadoria.
Além da formação de 5 anos na faculdade de Direito, esse advogado deve ter alguma especialização em Direito Previdenciário, como por exemplo uma pós graduação.
O advogado previdenciário pode atuar com diversos tipos de benefícios, como:
- Aposentadorias em geral;
- Aposentadorias especiais com exposição à agentes nocivos;
- Auxílio doença e aposentadoria por invalidez;
- Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – no caso de servidores públicos;
- BPC LOAS (Benefício Assistencial de pessoas de baixa renda);
- Cálculo de aposentadoria;
- Planejamento Previdenciário;
- Revisões de aposentadoria
Fale com um especialista
Mande uma mensagem para nosso escritório, e fale com um especialista para encontrar a melhor solução para seu caso.
Quanto cobra um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
Um dos parâmetros que deve ser utilizado é a tabela do Estado onde o escritório atua. Como nosso escritório é registrado pela OAB do Rio de Janeiro, onde temos nossa sede física e por ela que nos guiamos.
Essa tabela é de acordo com a OAB de cada Estado e é atualizada a cada mês, conforme você pode verificar a do Estado do Rio de Janeiro neste link que colocamos à disposição para pesquisa aqui: https://www.oabrj.org.br/tabela-de-honorarios.
A tabela serve apenas como uma base. O advogado não é obrigado a cobrar exatamente o valor constante nela, que serve apenas para estimar o que seria um valor razoável para a prestação de serviços.
Uma regra básica é que os advogados não podem receber mais que você e, também, não podem cobrar menos do que o mínimo regulamentado pela OAB.
Somos proibidos pela OAB Nacional de divulgar valores online, portanto é seu papel perguntar de forma bem clara ao escritório que está contratando os valores do serviço.
Aqui esta informação é passada no momento da consulta, onde realizamos perguntas ao cliente, tiramos suas dúvidas, analisamos documentações e, definindo o serviço necessário, passamos os valores.
Possuímos internamente um valor mínimo e máximo de cada serviço e os valores variam de acordo com a complexidade, pelo tipo de profissão, o trabalho e o tempo gasto, o valor da causa, o renome profissional.
É fundamental sempre ficar muito claro ao cliente os valores que serão pagos e a forma de pagamento, para não haja problema no curso do processo.
E lembre-se: o mais importante não é o valor. Não procure pelo profissional mais em conta e sim naquele em que você mais sentiu confiança, que possui reputação no mercado.
Um mau profissional pode causar danos irreversíveis em sua aposentadoria!
Porque contratar um advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
Um bom advogado previdenciário no Rio de Janeiro atuante há anos em causas do INSS conhece a fundo as inúmeras legislações previdenciárias e as melhores estratégias para a melhor e mais rápida concessão de sua aposentadoria.
Vantagens em contratar um advogado previdenciário:
- Fazer seu cálculo de tempo de contribuição, não deixando o INSS deferir aposentadoria sem todos seus vínculos de trabalho;
- Fazer um planejamento previdenciário e requerer a aposentadoria mais vantajosa – a simulação do INSS não faz essa análise;
- Saber toda a documentação certa a ser juntada para que seu processo de aposentadoria saia mais rápido;
- Ter a tranquilidade de ter um profissional tocando o processo de seu protocolo ao fim do processo;
- Poder revisar sua aposentadoria quando o INSS concedeu o benefício errado;
- Ter a análise de um profissional especializado caso tenha seu benefício indeferido.
Infelizmente, o INSS é o maior réu do Brasil em razão da enorme quantidade de indeferimentos ou deferimentos incorretos de benefícios.
É cada vez mais comum o segurado do INSS possuir o direito ao benefício e mesmo assim o INSS indeferir.
Atualmente, em 2023, temos o total de 1 milhão e 800 mil segurados na fila do INSS esperando a concessão de um benefício.
Por outro lado, temos apenas 28 mil servidores do INSS no Brasil inteiro e nem todos esses são analistas de benefícios, ficando espalhados em inúmeros cargos.
Desta forma, a demanda para esses servidores é gigantesca e infelizmente não são treinados para fazerem uma análise padronizada.
Quanto tempo demora um pedido de aposentadoria com advogado?
Um ponto que faço questão sempre de deixar muito claro aos meus clientes é sobre o tempo de demora do processo.
Via de regra, a atuação de um advogado irá agilizar e muito seu processo sim, pois ele saberá como instruir o processo de forma correta a fim de facilitar a análise do servidor do INSS.
Porém, mesmo com essa atuação pró ativa de um bom advogado previdenciário, muitas vezes, um pedido de aposentadoria ou de outro beneficio acaba tendo uma demora atípica.
Isso se deve a inúmeros fatos, em especial ao que falamos sobre a quantidade enorme de análise para poucos servidores.
Tanto o INSS quanto a justiça estão abarrotados de processos e isso acaba gerando uma demora, muitas vezes não esperada.
E com isso, o cliente muitas vezes fica insatisfeito achando que a culpa pode ser do advogado, que não está cuidando bem do seu processo.
Por isso, aqui no escritório mensalmente enviamos um relatório de como anda o processo e o que temos feito até então para o cliente ter a segurança de que não esquecemos de seu caso.
Nós advogados não podemos garantir a rapidez do seu processo pois depende de inúmeros fatores mas podemos garantir que iremos dar o nosso melhor para o resultado que você merece.
Mas o que mais importa nesse caso não é só seu processo sair o mais rápido possível. De que adianta sair rápido e errado?
O mais importante é ter o benefício concedido de forma correta, no valor que você tem direito e na data correta!
Como achar um bom advogado previdenciário no Rio de Janeiro?
Fale com um especialista
Mande uma mensagem para nosso escritório, e fale com um especialista para encontrar a melhor solução para seu caso.
A verdade é que a nossa maior enciclopédia encontra-se hoje na palma da nossa mão e se chama google. Através de uma pesquisa detalhada, buscando referências deste advogado, é possível encontrar bons profissionais.
Entendemos que a contratação de um profissional pela internet por si só já causa muita insegurança, em especial nos dias atuais onde se vê tanta fraude e falsos prestadores de serviços.
Por isso, vou listar aqui algumas dicas que considero essenciais para você pesquisar ao procurar um profissional:
- Saber se o número de inscrição da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil está ativa – parece ser algo básico, mas acreditem, acontece daquele profissional estar irregular e mesmo atuando. Segue link para pesquisa; https://cna.oab.org.br/ ;
- jogar o nome no google e ver as avaliações dos clientes. Então a partir dali, você consegue ter um termômetro muito bom da reputação deste advogado. Nossas avaliações são expostas no site para quem queira ver:
- Procurar através da OAB daquele advogado se ao mesmo possui processos ativos nos principais Tribunais do país, principalmente naqueles que mais diz atuar. Ex.: Aqui 90% dos nossos processos são de Justiça Federal, então, pesquise saber quais Tribunais aquele profissional trabalha e faça uma busca;
Vou colocar aqui como exemplo os Tribunais do RJ:
- Nesta busca, pesquise também se nestes processos existem processos com o mesmo objeto que o seu;
- Cuidado com advogados que parecem querer a todo custo apresentar como única solução o ajuizamento de processo judicial – muitas situações são solucionadas de forma simples e pela via preventiva sem a necessidade da Justiça.
É fundamental que você se sinta confiante em ter aquela pessoa como sua aliada que será o responsável em conceder a melhor aposentadoria.
Dica Extra: Precisa de advogado para dar entrada no INSS?
Eu costumo dizer que prefiro perder o cliente do que não ser sincera com ele.
Quando eu sou sincera eu posso até perder o processo mas ganho muito mais lá na frente com a confiança dele e também em me indicar para outros conhecidos.
Eu sempre digo que não é sempre que é preciso de advogado para dar entrada na aposentadoria. Tem muitos casos que o segurado pode resolver sozinho!
A chave para isso é você ter a documentação toda certinha para dar entrada em seu benefício.
Se no seu caso:
- o seu CNIS (extrato do INSS) está sem indicadores de pendência;
- o seu CNIS está todo completo, sem faltar nenhum vínculo de trabalho;
- nunca trabalhou com atividade especial exposto a agente nocivo (ruído, trepidação, químicos, pessoas doentes em hospitais, frio, calor, atividade com ou sem porte de arma, situações de perigo, exposto à eletricidade);
- nao tem contribuições feitas de forma incorreta;
- nao tem períodos sem contribuição;
- não possui deficiência;
- nunca se afastou pelo INSS;
- não trabalhou no exterior;
- não possui contribuição em outro regime;
- não possui processo trabalhista de reconhecimento de vínculo.
Se este é o seu caso e você possui toda a documentação certinha para dar entrada no pedido de aposentadoria, como documentos pessoais e carteira de trabalho, é possível conseguir sua aposentadoria sem advogado.
Conclusão
Para você ter sucesso em sua busca por um advogado previdenciário no Rio de Janeiro, faça uma busca intensa sobre o histórico dele.
Entregar sua aposentadoria nas mãos de um profissional é algo muito sério e você deve estar muito seguro e certo de que aquele advogado irá dar o seu melhor no seu caso.
Por aqui, lidamos com cada processo como vidas. Cada processo é uma vida inteira de trabalho então nos dedicamos ao máximo para ter sucesso nos casos.